O II Encontro das Defensoras e Defensores da Região Norte aconteceu nesta quinta e sexta-feira (25 e 26/10), em Manaus, no Hotel Blue Tree. Representando a ADPERGS, esteve presente a presidente da Associação, Juliana Lavigne, e os colegas que foram sorteados para participar do evento, os Defensores Públicos Waldemar Menchik Junior e Eleonora Mascarenhas Mendonça Caldeira.

A programação do Encontro contou com palestras, apresentações de práticas exitosas, discussões sobre os desafios da profissão e abordagem de novas formas de atuação. A abertura do evento ficou a cargo da Defensora Pública Morgana Lígia Batista de Carvalho (RO), que palestrou sobre “Meios Alternativos de Solução Extrajudicial de Conflitos no Âmbito Familiar e o Papel da Defensoria Pública”. Já na manhã do dia 26, o Defensor Público Maurílio Casas Maia (AM) iniciou as atividades do dia apresentando a “Atuação da Defensoria Pública como custus vulnerabilis na esfera criminal”. O encerramento do evento contou com o Defensor Johny Fernandes Giffoni (PA), que abordou sobre “Direito das Populações Tradicionais e a Convenção 169 da OIT”.

Foram sorteados dois colegas para participar do evento. O associado Waldemar Menchik conta que a oportunidade de conhecer o trabalho de Defensores de todo o Brasil é muito gratificante. “É o momento dos defensores públicos serem ativos e participarem de suas comunidades. É necessário criar alternativas práticas de maior contato com a população”, afirma. Já para a Defensora Eleonora Mascarenhas, também sorteada, foram feitas importantes reflexões sobre a atuação da Defensoria Pública. “Saio desse Encontro engrandecida, incentivada a superar-me cada dia mais e extremamente grata por ter vivenciado esse momento. Conhecer as diversas expressões culturais de meu país me enriquece e me ajuda a compreender melhor a nossa sociedade”, finaliza Eleonora.

Na sexta-feira, também aconteceu a XXI sessão ordinária do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (CONDEGE). Durante a reunião, esteve presente o Subdefensor Público para Assuntos Administrativos, Antonio Flávio de Oliveira, que apresentou a proposta de criação de termo de cooperação para atuação em casos de investigações criminais, colaborações premiadas, medidas cautelares, processos criminais e execuções penais, em casos que impliquem risco excepcional ao Defensor Público natural.

Participou da reunião a presidente da ADPERGS, Juliana Lavigne, que agradeceu à presidência e ao Colégio de Defensores Públicos Gerais a realização da reunião do CONDEGE em Porto Alegre, durante a realização do I Encontro das Defensoras e Defensores da Região Sul. Também reiterou a importância da formalização do termo de cooperação para a realização das colaborações premiadas por agentes de Estados diversos, em processos que resultem em riscos ao Defensor, em razão do desempenho de suas atribuições institucionais.

29 de Outubro de 2018

Logos Banrisul e Brasao Governo