Na terça-feira, dia 11/09, às 19h, no Auditório 19 de Maio da Defensoria Pública do Estado do RS (Rua Sete de Setembro, 666, 7° andar - Centro Histórico), será promovido o 1° CINEDEBATE ADPERGS, com a  exibição do filme Central - O poder das facções no maior presídio do Brasil, de Tatiana Sager.

 

O filme, inspirado no livro Falange Gaúcha: o Presídio Central e a história do crime organizado no RS, do jornalista Renato Dornelles, aborda problemas comuns às prisões no país. O documentário retrata a situação precária do Central e o poder das facções criminosas, que coordenam dentro e fora da Cadeia Pública, por meio de depoimentos de presos, familiares e autoridades ligadas ao sistema de justiça criminal.

Após a exibição, haverá debate com participação de Tatiana Sager, diretora do filme, Renato Dornelles, codiretor e roteirista, Zaluar Pens, ex-diretor da Cadeia Pública e Júlio César Marques, ex-agente penitenciário e advogado. A mediação ficará a cargo da Defensora Pública Cintia Luzzatto.

O evento será destinado a Defensoras e Defensores Públicos, servidores e estagiários. Para participar é necessário confirmar presença no e-mail da Associação secretaria@adpergs.org.br ou pelo Whatsapp (51) 99666-4676.