Nos dias 8 e 9 de maio, a ADPERGS e a Defensoria Pública do RS realizaram mais um Café da Manhã com parlamentares, na oportunidade, com os Deputados do Partido Social Democrático (PSD) e Solidariedade. O objetivo dos encontros é apresentar a atuação da Instituição e sua estrutura.

Na quarta-feira, 8, esteve presente na DPE o Deputado Juliano Franczak (PSD), e na quinta-feira, 9, o Deputado Estadual Neri Andrade Pereira Júnior (Solidariedade), o coordenador de Bancada, Márcio Tadeu Amaral e o Chefe de Gabinete, Alexandre Bonetti Lovatto.

Dentre os assuntos de interesse da classe, destacou-se a Defensoria Itinerante, que realiza mutirões para prestar orientação jurídica aos cidadãos mais vulneráveis, que não possuem condição de deslocamento até alguma sede da Defensoria Pública. O projeto se faz presente em bairros e cidades de difícil acesso no Estado. Segundo o Relatório Anual da Defensoria Pública do RS de 2018, cerca de 6.000 pessoas foram beneficiadas pelas ações do projeto, somente neste período.

Também em pauta, os Projetos de Lei que tratam da Criação de Defensoria Pública onde não há atendimento ou é feito somente por deslocamento. O objetivo da Defensoria é fornecer atendimento integral com um(a) Defensor(a) Público(a) por Comarca. Além disso, foi ressaltada a Emenda Constitucional 80/2014, que prevê a atuação da Defensoria Pública em todas as unidades jurisdicionais até 2022.

As bancadas foram convidadas a participar do Grande Expediente em homenagem aos 25 anos da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) e ao Dia da Defensoria Pública. O evento ocorre no dia 15 de maio, às 14h, no plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha, e a sessão é aberta ao público.

Estiveram presentes a 1ª vice-presidente da ADPERGS, Bárbara Sartori; o 2º vice-presidente da ADPERGS, Clóvis Adão Neto; o Defensor Público-Geral, Cristiano Vieira Heerdt; a Subdefensora Pública-Geral do Estado para Assuntos Institucionais, Liseane Hartmann; o Subdefensor Público-Geral do Estado para Assuntos Jurídicos, Tiago Rodrigo dos Santos; a Corregedora-Geral, Adriana Hervé Chaves Barcellos; o Diretor-Geral, Viro José Zimmermann e o Defensor Público-Chefe de Gabinete, Rodrigo Gomes Pinho.

09 de Maio de 2019

Logos Banrisul e Brasao Governo