Nesta quinta-feira, 04, aconteceu o seminário “30 anos da Constituição Federal de 88. Defensoria Pública: evolução na promoção da dignidade humana”, na ANADEP, em Brasília. Quem abriu o evento foi o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, que falou sobre a Promulgação da Constituição. A presidente da ADPERGS, Juliana Lavigne, esteve presente, junto das Defensoras Públicas Fernanda Moreira Torres e Sirlei Terezinha de Souza Feijó, que ganharam o Sorteio ADPERGS, com passagens e hospedagens.

Também participaram do Seminário os Defensores que atuam nos Tribunais Superiores, Rafael Raphaelli e Bárbara Lenzi, a Defensora Pública associada da ADPERGS, Marta Zanchi, e a Diretora de Relações Internacionais da ANADEP e Conselheira da ADPERGS, Adriana Burger.

O evento tem por objetivo promover um resgate histórico e discutir os avanços institucionais com a Constituição, além de analisar a construção de novos modelos de atuação da Defensoria Pública e debater as vitórias legislativas que reposicionaram a Instituição no sistema de Justiça.

Já no período da tarde, as palestras trazem os temas “O direito de acesso à Justiça e a Defensoria Pública na visão do Supremo Tribunal Federal e do Constituinte" e os "Compromissos constitucionais da Defensoria Pública após a EC 80”. As defensoras e os Defensores Públicos que ministraram os debates são a ex-presidente da ANADEP, Patrícia Kettermann, RS; o ex-vice-presidente da ANADEP e Stéfano Pedroso, do DF; professora de Direito Constitucional da PUC/SP, Mônica de Melo, de SP; e o Defensor Público do RJ e mestre em ciências jurídicas e sociais pela UFF, Pedro González.

O seminário é uma realização da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ENADEP), Associação Nacional dos Defensores Públicos do Distrito Federal (ADEP-DF), Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (EASJUR).

04 de Outubro de 2018

Logos Banrisul e Brasao Governo