A ADPERGS, em parceria com a FESDEP (Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do RS) e a Terceiro Andar, oferece o curso “Feminismo para todas e todos”, composto de seis aulas com duração de 1 hora e 30 minutos cada. O curso se destina às defensoras e aos defensores públicos do Estado do Rio Grande do Sul, que atuam nas mais diversas áreas, buscando ampliar a compreensão sobre lutas feministas, gênero e suas implicações no campo do Direito.
A ideia é promover a discussão crítica a partir das expressões feministas relacionadas com as desigualdades sociais marcadas, especificamente, pelo viés de gênero, raça e classe social. As aulas ocorrerão nos dias 09, 12, 16, 18, 23 e 03 de dezembro, às 19h.
Confira abaixo as disciplinas:
09/11 - AULA 01 – Feminismo e Lutas de Mulheres
Conceitos “feministas” e as lutas históricas por direitos de mulheres.
Com a Prof.ª MsC.ª Joanna Burigo.
12/11 - AULA 02 – Afinal, o que é gênero?
Interpretações e discussões relacionadas ao conceito de “gênero”.
Com a Prof.ª MsC.ª Joanna Burigo.
16/11 - AULA 03 – Privilégios e Branquitude
Privilégios e “branquitude” como categorias de interpretação social.
Com a Prof.ª Dr.ª Lia Vainer Schucman.
19/11 - AULA 04 – Interseccionalidade
Recortes estruturais de análise da realidade através do conceito de “interseccionalidade”.
Com a Prof.ª Dr.ª Allyne Andrade e Silva.
23/11 - AULA 05 - O que isso tem a ver com o Direito?!
Gênero, classe e raça e o impacto no cotidiano jurídico.
Com a Prof.ª Dr.ª Allyne Andrade.
03/12 - Aula de encerramento
Quem nós somos na luta pela erradicação da violência de gênero?! Posicionar o debate sobre gênero como ponto central para pensar as possibilidades de atuação, não só como Defensoria Pública, mas como sujeitos em aliança na luta pela erradicação à violência de gênero.
Com a Prof.ª Dr.ª Fernanda Martins.
Inscrições:
As inscrições para o curso serão de 29 de outubro até 05 de novembro.
Clique aqui para se inscrever!
São apenas 30 vagas para assistir ao vivo o curso, ultrapassando este número de inscritos (por ordem de inscrição), as aulas gravadas serão disponibilizadas para os demais participantes.
O curso somente será realizado em havendo, no mínimo, 30 interessados(as). A ADPERGS apoia a qualificação e o aperfeiçoamento das associadas e dos associados.
Contamos com a participação de todas e todos!