A União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública lançou, nesta terça-feira (22), às 17h, a Rede de Defesa da Previdência Pública - REDEPREV. A Rede agrega federações, associações e sindicatos no âmbito nacional, estadual e municipal, com o objetivo de unir os movimentos, na proteção e no fortalecimento da previdência social e pública.

Durante o encontro, foi lançado o “Manifesto em Defesa da Previdência Social e Pública” com o objetivo de conclamar a todos(as) trabalhadores(as), públicos e privados, para a implementação de um movimento de luta conjunta. O presidente da União Gaúcha, Cláudio Martinewski, abriu as falas alertando sobre as perdas dos direitos previdenciários. “Tivemos muitas perdas em relação à causa previdenciária, perdas de direitos sociais. Vimos, através da implementação da Emenda Constitucional nº 103, uma derrota para as questões da segurança jurídica e da própria rede de benefícios de proteção à previdência”. 

A presidente da ADPERGS e vice-presidente da União Gaúcha, Juliana Lavigne, participou do lançamento virtualmente. “A partir da Emenda nº 103, nós tivemos uma abertura de portas para a extinção dos regimes próprios da previdência social. Com isso, se verifica que o governo vem tentando, a partir dessas manobras, acabar com a previdência pública migrando para eventual implantação do sistema de capitalização, que é extremamente perigoso, na medida em que delega para o sistema financeiro o controle da previdência, retirando do Estado essa responsabilidade de proteger o futuro de todos que contribuem para uma previdência social equilibrada. É importante que nós tenhamos este canal de informação à todas e todos que possam ser afetados por esta alteração na previdência. A previdência pública tem transparência, possibilita melhor gestão dos recursos e controle por meio da participação paritária entre o ente e os servidores”.

Senador Paulo Paim participa do lançamento da REDEPREV 

WhatsApp Image 2020 09 22 at 17.53.37

O lançamento contou com a presença do senador Paulo Paim (PT), que saudou as entidades presentes no movimento e destacou a importância da REDEPREV para o debates da previdência social. 

“Essa rede de troca de informações, de conhecimento, de estudo e análises, é fundamental para que possamos continuar a defender a nossa previdência social e pública, que vem sofrendo tantos ataques nos últimos anos. A REDEPREV será um instrumento para qualificação do debate da previdência que queremos”, afirmou. 

O lançamento também contou com a fala da coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, e de outras autoridades representativas. 

Ao final do lançamento, foi lido o “Manifesto em Defesa da Previdência Social e Pública”, pelo presidente da União Gaúcha, Cláudio Martinewski. 

“A Rede de Defesa da Previdência Pública - REDEPREV vem lançar o presente manifesto com o objetivo de conclamar a todos e a todas trabalhadores e trabalhadoras, públicos e privados, para a implementação de um movimento de luta intransigente pela manutenção e o fortalecimento do sistema público, estatal e universal de proteção social que lhes garanta o efetivo, real e permanente exercício do direito fundamental à previdência social constante do art. 6º da Constituição Federal”. 

Confira a leitura do manifesto na íntegra aqui.

O evento ocorreu pelo canal do YouTube da União Gaúcha. Confira em https://bit.ly/3mFoUol

Participaram do lançamento o coordenador de Estudos Socioeconômicos da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP), Vilson Romero; o presidente da CESS da OAB/RS, Tiago Beck Kidricki, a vice-presidente da CESS da OAB/RS, Maíra Mota Guiotto; e os representantes da CESS, Daniel Lemmertz e Marcelo Tassinari; a representante a Associação Brasileira de Advogados, Patrícia Noll; o presidente da Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e Tribunais de Contas Municipais (FENALEGIS), Antônio Carlos Fernandes; o vice-presidente da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (FENASTC), Amauri Perusso; o presidente da Federação dos municipários do Estado do RS (FEMERGS), Vilson João Weber; o representante do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (FONACATE), Rudinei Marques; e a Assessora Jurídica da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS); Elisângela Hesse. 

23 de Setembro de 2020

Logos Banrisul e Brasao Governo