A ADPERGS divulga, abaixo, o texto do colega associado, Defensor Público Andrey Régis de Melo.

Nasci filho de soldado da Brigada Militar. Gostava de brincar nas pequenas bergamoteiras plantadas no quartel da então 1ª Cia Independente, às margens da RS 344, em Santo Ângelo. Quando meu pai foi servir em Santa Rosa, lembro de dormir enrolado numa manta verde oliva na ‘arrecadação’, local onde os policiais retiravam e entregavam os materiais para o início ou término do turno. Era um dos meus passeios nas férias escolares. Conheci o mar numa operação Golfinho. Na década de 80, permaneci por uns dias com o pelotão destacado para policiar o litoral. Anos depois, alguns daqueles policiais militares foram meus comandados no 7º RPMon. O ajuste final das operações era realizado sob a sombra das bergamoteiras da minha infância.

26 de Abril

Nesta quarta-feira (24/04), a presidente da ADPERGS, Juliana Lavigne, em conjunto com a colega associada Cristiaine Johann, reuniu-se com o Defensor Público-Geral, Cristiano Vieira Heerdt, para apresentar Projeto Social de Educação em Direitos.

26 de Abril

Nesta terça-feira (23/04), a ADPERGS homenageou Cledemir Duarte de Souza (in memoriam), pelo apoio e contribuição junto à Associação dos Delegados do Estado do RS. Falecido recentemente, Cledemir dedicou parte de sua vida à ASDEP e ao desporto, durante suas participações na Liga de Integração das Carreiras Jurídicas, campeonato de futebol organizado pelas entidades da classe. Em 2018, o campeonato foi promovido pela ADPERGS.

26 de Abril

Nesta semana, a diretoria da ADPERGS convidou autoridades para o jantar em comemoração aos 25 anos da Defensoria Pública. O evento é promovido pela Associação e ocorrerá no dia 17 de maio, na Sociedade Germânia, em Porto Alegre.

25 de Abril

As inscrições para o 16º Prêmio Innovare vão até quinta-feira (25/04). Este ano o tema é livre para todas as categorias, mas haverá um Prêmio Destaque para a prática que tiver como principal objetivo a “Promoção e Defesa dos Direitos Humanos”. É possível se inscrever pelo site www.premioinnovare.com.br.

23 de Abril

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que no Brasil o número de mulheres (51,6%) é superior ao de homens (48,4%). Apesar de estarem em maior proporção, observa-se que as mulheres no país vivem constantes situações de risco e que as políticas públicas que combatem as discriminações sofridas por elas são reduzidas ou ineficazes. Por tudo isso, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) lançará, no dia 3 de maio, na capital Paulista (SP), a campanha "Em Defesa Delas: defensoras e defensores públicos pela garantia dos direitos das mulheres”. A iniciativa terá como objetivo apresentar à população o trabalho da Defensoria Pública em favor das mulheres que necessitam de acesso à Justiça para a garantia dos seus direitos.

22 de Abril

Logos Banrisul e Brasao Governo