Conquista obtida por defensora pública é tema para reportagem no Diário Gaúcho

A vitória obtida pela defensora pública Marta Zanchi, diretora do departamento de Direitos Humanos da ADPERGS, garantindo verba para o acesso de um menino de 12 anos, diagnosticado autista, à escola particular, foi tema para matéria de uma página publicada hoje (22) no jornal Diário Gaúcho.

A mãe do garoto, que, antes da notícia, precisava esconder a mochila do menino, tamanha sua vontade de ir à escola, festejou a vitória. Segundo Marta, que buscou agora à tarde informações junto ao Cartório, na próxima sexta-feira (24), o dinheiro já estará disponível.

Clique aqui para ler a reportagem na íntegra.

22 de Agosto
ADPERGS participa de inauguração das novas sedes da DPE em Pelotas e Jaguarão

O diretor da ADPERGS, Enir Madruga de Ávila, representou a entidade durante as cerimônias de inauguração das novas sedes da Defensoria Pública em Jaguarão e Pelotas, ocorridas na última sexta-feira (17). A  primeira contou também com diversas autoridades das instituições jurídicas de Estado e ainda com a presença do secretário municipal de Administração, Cristiano Cardoso. Em Pelotas, onde a inauguração aconteceu no início da noite, a coordenadora da sede, defensora pública Eleonora Caldeira, destacou o caráter de melhoria substancial do serviço prestado aos assistidos que buscam o acesso à justiça. "Proporcionará, indubitavelmente, o implemento das condições para a prestação deste que, nos dizeres do artigo 134 da Constituição da República Brasileira, é serviço essencial à função jurisdicional do Estado, a quem incumbe a orientação e a defesa, em todos os graus, dos necessitados", completou.

20 de Agosto
Defensores prestigiam lançamento de Cartografia de Acesso à Justiça durante V AIDEF

Defensores públicos de diversos estados brasileiros e demais países do continente americano prestigiaram, durante programação desta sexta-feira (17) no V AIDEF, em Fortaleza, o lançamento do livro Cartografia de Acesso à Justiça no Mercosul, organizado pela defensora pública gaúcha Adriana Burger e pela cearense Amélia Soares da Rocha, com a colaboração da uruguaia Silvia Sturla Taes, e da chilena Catalina Sadá Muñoz. Congressistas lotaram o estande da ANADEP para adquirir a obra e garantir um autógrafo de pelo menos uma das autoras.

17 de Agosto

O último painel programado pelo V AIDEF para esta quinta-feira (16) voltou-se para a atuação perante o sistema interamericano de Direitos Humanos. A mesa foi presidida pelo assessor para Assuntos Institucionais no Âmbito Internacional da Defensoria Geral da Argentina, Juan de Dios Moscoso, e contou com palestras do presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, José de Jesús Henríquez, da defensora pública interamericana pela Argentina, Maria Fernanda Puleio, e do defensor público interamericano pelo Brasil, Antônio Mafezzoli.

17 de Agosto
Defensores públicos do Ceará fazem manifestação durante V AIDEF

Em seu primeiro dia de greve, os defensores públicos do Estado do Ceará reuniram-se na manhã desta quinta-feira (16), em frente à Fábrica de Negócios, centro de convenções onde acontecem os painéis do V AIDEF, em Fortaleza. O objetivo da mobilização foi atrair a atenção dos colegas dos demais estados brasileiros e países da América para as reivindicações e lutas dos cearenses, desencadeadas com paralisações pontuais desde abril deste ano.

16 de Agosto
Cerimônia une arte e cidadania durante abertura do V AIDEF, em Fortaleza

Centenas de defensores públicos do Brasil e demais países do continente americano lotaram as galerias do Theatro José de Alencar, em Fortaleza, na noite desta quarta-feira (15), para acompanhar a abertura oficial do V Congresso da AIDEF, que segue com painéis e debates até a próxima sexta (17).  A cerimônia contou com uma apresentação emocionante do Coral Vozes da Liberdade, composto por  40 apenados da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, juntamente com a Orquestra Sinfônica da UECE. Estiveram presentes o deputado federal  Mauro Benevides, a secretária de Justiça do Ceará, Mariana Lobo, o secretário de Reforma do Judiciário, Flávio Caetano, o presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Jesús Orozco, o diretor de Assuntos Legislativos da OEA, Dante Negro, entre outras autoridades, todas recepcionadas pelo anfitrião, o coordenador geral da AIDEF também presidente da ANADEP, André Castro.

16 de Agosto

Logos Banrisul e Brasao Governo