Dezembro é o mês de conscientização sobre o câncer de pele. A ADPERGS aderiu à campanha Dezembro Laranja e convida os Defensores Públicos do Rio Grande do Sul a tomarem os seguintes cuidados listados abaixo. Compartilhar essas dicas com assistidos, familiares e amigos também é uma forma eficiente de participar desta ação em prol da saúde.

 

Dicas de saúde

- use filtro solar com fator de proteção 30 ou mais;

- evite exposição prolongada diretamente sob a luz solar, especialmente entre 10h e 16h, quando a luz UV é mais intensa;

- use chapéu e óculos de sol;

- evite bronzeamento artificial;

- fique atento em pintas irregulares ou outras alterações na pele;

- consulte o dermatologista com frequência.

A doença

O câncer de pele é a proliferação incontrolável de células cutâneas anormais e é também o mais comum na população mundial. A sua incidência global não é reconhecida, pois muitos cânceres de pele não são reportados pelos próprios médicos e vários não chegam a ser tratados.

A maioria dos cânceres de pele é causada devido à exposição prolongada à luz solar. Quanto aos sintomas, quaisquer lesões na pele com aspecto de nódulo, tumor ou mancha devem ser dignos de atenção. O diagnóstico é realizado através da história clínica, exame físico, exame dermatoscópico e anatomopatológico.

O principal tratamento para a doença é a cirurgia. Em alguns casos, principalmente nos casos avançados, a radioterapia e a quimioterapia também podem ser utilizadas.

01 de Dezembro de 2017