Na quinta-feira (23/11), a Diretoria da Associação iniciou mais uma viagem de interiorização do projeto ADPERGS na Estrada. A primeira parada foi ao final da tarde em Santo Cristo para a inauguração da nova sede da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul no município. Depois, a presidente Juliana Lavigne confraternizou com os colegas da Região Noroeste em Santa Rosa – onde, na sexta-feira (24/11), houve mais uma abertura oficial da Defensoria gaúcha. Em dezembro, o destino será o Litoral.

A sede de Santo Cristo está localizada na Rua Marechal Deodoro, 2.280, e oferece aos assistidos mais espaço, com sala de espera, acessibilidade, climatização e privacidade para quem procura atendimento da Defensoria Pública.

23 11 17 inauguracao Adpergs na estrada faixa Santo Cristo

Na solenidade, o Defensor Público-Geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, frisou que a Instituição possui novas atribuições, como a mediação e a educação em direitos, o que necessita de estrutura para atender de forma ágil e eficiente. “Aumenta a nossa responsabilidade a cada dia. Aumentaram nossos serviços em função da crise econômica, aumentaram as atribuições. Precisamos encarar os desafios. O servidor público não é o vilão, mas a solução para muitos dos problemas que existem no dia a dia”, destacou.

O Defensor Público Diretor Regional da Defensoria Pública de Santo Cristo, Tarcizio Scherer Perlin, explicou que o local faz 2,5 mil atendimentos. Com o deslocamento, aproximadamente 4 mil atendimentos anuais são realizados na comarca. Segundo o associado, não é à toa que a Defensoria foi considerada a mais importante em pesquisa nacional este ano.

Para Juliana Lavigne, “é importante marcarmos a nossa identidade, termos reconhecimento. Essa visibilidade é necessária para o trabalho do Defensor Público e para retirar a invisibilidade dos assistidos. Eles precisam chegar aqui e ser reconhecidos, terem sua dignidade reconhecida, e é pelo trabalho dos Defensores, que eles vão conseguir ser vistos, com efetividade de direitos”, concluiu a presidente da ADPERGS que inaugurou ainda a placa oficial da nova sede na região Noroeste.

23 11 17 placa inauguracao Santo Cristo

Participaram da solenidade a Subdefensora Pública-Geral do Estado para Assuntos Institucionais, Cassandra Sibemberg Halpern, a Subcorregedora-Geral da Defensoria Pública do Estado, Fernanda Knijnik Milman, o primeiro Defensor Público da Regional, Jucelito André Villeti, o Defensor Público de Santa Rosa, Lucas Lessa de Peixoto Pereira, e o Diretor-Geral da DPE, Viro José Zimmermann.

Confraternização em Santa Rosa
Em Santa Rosa, a sede também passa a ter acessibilidade, privacidade e conforto para o público e para os membros da Instituição. Desde junho o espaço já opera normalmente, o que muito tem agradado os assistidos do município e cidades vizinhas. Conforme relato do Defensor Público Diretor Regional da Defensoria Pública de Santa Rosa, Lucas Lessa de Peixoto Pereira, a nova estrutura representou uma mudança de paradigma.

“No mês de outubro, nós atendemos 500 pessoas em um local agradável, que oferece condições dignas para o trabalho e para receber o assistido. É muito mais prazeroso trabalhar onde há uma sala própria. A produção e a qualidade do trabalho aumentam. Não há luxo, mas temos todas as condições, como ar condicionado, bebedouro, os banheiros atendendo as medidas de acessibilidade dos assistidos. E, para os assistidos, é uma satisfação serem recebidos no gabinete. A gente percebe como eles estão bem acolhidos”, completou.

Prestigiaram o evento a Defensora Pública Subdiretora Regional da Defensoria Pública de Santa Rosa, Aline Palermo Guimarães, os Defensores Públicos Jucelito André Viletti, Cristiane Chitolina Friedrich, André Iglésias, Silva Borges, Claudete Capaverde, Tarcísio Scherer, Nélio Marks Júnior, Felipe do Amaral Marques, Cristiane Guedes, Débora Schneider, Álvaro Magalhães, Antônio Korsak Filho e Fernando Moscon.

27 de Novembro de 2017