No último mês de 2017, o Litoral gaúcho será prestigiado com a interiorização da Associação pelo projeto ADPERGS na Estrada. A atual Diretoria prometeu desde a campanha levar ações para todo o Rio Grande do Sul e está cumprindo a meta. Desta vez, os defensores públicos da região litorânea estão convidados a participar da inauguração da nova sede da Defensoria em Osório, nesta quinta-feira (7/12), a partir das 11h30min. Após, haverá almoço de confraternização com os associados do município, bem como os de Torres, Capão da Canoa, Palmares do Sul, Tramandaí e Santo Antonio da Patrulha em local a ser informado.

O objetivo da Diretoria é ouvir o associado, compartilhar experiências e conversar sobre as demandas associativas em cada rota percorrida pelo projeto. Em novembro, a Diretoria esteve na região Noroeste.

Nova sede de Osório
Situada na Rua Jorge Dariva, 1671 - Centro, a nova unidade da Defensoria Pública de Osório começou a atender o público no dia 16/11, mas teve sua abertura oficial nesta quinta-feira (7/12), com a presença de colegas e autoridades. O Diretor Regional e Defensor Público Irvan Antunes Vieira Filho conta que já percebeu diferença no olhar dos assistidos neste período de duas semanas trabalhando no prédio.

“É uma aquisição importante a sala de reuniões que agora temos neste prédio, pois podemos receber autoridades, inclusive da sociedade civil. Há ainda um fortalecimento da identidade da instituição na cidade. Houve, claro, uma melhora considerável no ambiente de trabalho, mas, com certeza, a maior mudança é para o assistido que passa a ter acomodação adequada para aguardar atendimento, gabinetes com privacidade para conversar com o defensor, banheiros e toda a estrutura com acessibilidade universal”, enumera Irvan.

Segundo ele, a antiga sede tinha 130 metros quadrados. A atual tem quase o triplo: são 384 metros quadrados distribuídos no edifício onde atuam quatro Defensores Públicos, quatro servidores, cinco estagiários e um colaborador voluntário. A média de atendimentos mensal é de 600 pessoas.

“Bem curioso que ficamos seis anos em uma sede e mudamos para a sede antiga, onde ficamos mais seis anos. Agora, no mesmo período de tempo, estamos inaugurando este prédio. Não teremos mais assistidos aguardando no corredor, nem mesmo quatro defensores atendendo ao mesmo tempo e na mesma sala quatro pessoas com assuntos variados nas áreas de execução penal, cível, infância e juventude, e criminal. Quem nos procura muitas vezes se emociona e chora. Com os gabinetes, as pessoas ganham privacidade e um atendimento muito mais digno”, comenta o Defensor.

Durante a cerimônia de abertura, a presidente da Associação, Juliana Lavigne, fez o descerramento da placa de inauguração da nova sede de Osório (fotos na galeria abaixo). Após, os colegas almoçaram com a Diretoria da ADPERGS para conversar sobre as atividades associativas e confraternizar.

* Algumas imagens foram cedidas pela DPE/RS

07 12 17 Inauguração sede Osório 6