A presidente da ADPERGS, Juliana Lavigne, compareceu nos dias 8 e 9 de junho, em Gramado - RS, ao X Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões, na qual integrou a mesa da sessão solene de abertura do evento.

Logo após, na conferência de abertura sobre “Novos paradigmas em família e sucessões”, o diretor nacional do IBDFAM, Rolf Madaleno, sintetizou as mudanças nessa área, salientando que são “a solidariedade e a afetividade, junto com a autonomia das pessoas a partir da Constituição de 1988, que balizam as relações familiares atuais”.

O evento contou com 950 inscritos, dentre eles, profissionais da área do direito, serviço social, psicologia, medicina e pedagogia participaram de conferências e apresentação de trabalhos científicos, com o propósito de debater a prática de temas da atualidade no direito de família e sucessões.

Dentre os temas abordados no Congresso estão: alienação parental, multiparentalidade, procedimentos extrajudiciais, adoção e gestão de conflitos. Integram a equipe de palestrantes a escritora e colunista, Lya Luft, o ex-presidente e ex-vice presidente da OAB-RS, Bráulio Dinarte Pinto, o presidente do IBDFAM-RS, Conrado Paulino da Rosa, entre outros.

A ADPERGS sorteou inscrições para o Congresso, os selecionados foram Liliane Braga Luz Oliveira, Greice Grazziotin Portal e Angelita Maria Maders. “O congresso foi muito produtivo, palestras e workshops que emocionaram e contribuíram para atualização profissional. Bem organizado e voltei com ideias para implementar na DPE! ”, afirma a defensora pública Liliane.

O evento, que é organizado pelo IBDFAM/RS - Instituto Brasileiro de Direito de Família - Seção do Rio Grande do Sul e apoiado pela ADPERGS, busca consolidar seus objetivos de debater e promover a efetivação de um novo ambiente jurídico no Mercosul, adequado às necessidades e à realidade da sociedade contemporânea. As informações completas sobre o evento estão disponíveis pelo site www.congressomercosul.com.

11 de Junho de 2018