Atuação dos AssociadosHome

72ª Reunião do CNCG: Corregedor-Geral da DPE/RS, Marcelo Turela de Almeida, assume presidência

Nesta quinta-feira (21/3) ocorreu a 72ª Reunião do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas e a posse do Corregedor-Geral da DPE/RS, Marcelo Turela de Almeida, como presidente do CNCG. Representando a ANADEP, o Coordenador da Região Sul e presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, prestigiou a solenidade. A Subcorregedora-Geral da DPE/RS, Barbara Lenzi, também acompanhou o evento. 

O evento iniciou na manhã com a posse da nova composição da diretoria do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas (CNCG) e, posteriormente, ocorreu a reunião. O Corregedor-Geral do Rio Grande do Sul, Marcelo Turela de Almeida, foi empossado como presidente; o cargo de 1ª vice-presidente foi ocupado por Arassônia Figueiras, corregedora-geral de Tocantins; e Carlos Roika Junior e Juliana Lopes, corregedores-gerais de Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, foram empossados como 1º secretário e 2ª secretária, respectivamente.

O novo presidente do CNCG, Marcelo Turela, considera que o Conselho tem proporcionado a troca de ideias e debates para uma Defensoria Pública cada vez mais atuante e próxima das pessoas vulneráveis. “Nosso objetivo é uma atuação eficaz. Aqui podemos compartilhar as boas ideias e disseminar as boas práticas para uma Defensoria melhor, que se reflete em uma sociedade mais humana, mais fraterna, que é o que a gente precisa para o nosso país”.

Em sua fala, o Coordenador da Região Sul da ANADEP e presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, reforçou o compromisso com o fortalecimento contínuo da Defensoria Pública. “As Defensoras e Defensores Públicos do Brasil, contam com o CNCG. Contem sempre com a ANADEP”, afirmou. 

José Rodrigues, defensor público-geral do Amapá, representou a presidência do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) e pontuou aos pares a importância do trabalho conjunto entre a corregedoria e administração para a melhoria dos serviços. “A Defensoria Pública do Amapá é a mais jovem do Brasil e já colhemos resultados que nem imaginávamos. Isso só é possível porque trabalhamos em conjunto com a Corregedoria”, frisou.

Entre outros assuntos tratados na 72ª Reunião do CNCG, a saúde laboral e mental dos membros foi destaque. Para Eduardo dos Anjos, corregedor-geral do Amapá e anfitrião do evento, essas trocas de vivências e conhecimentos possibilitam aos corregedores discutirem soluções conjuntas.

“As questões de saúde mental estão em evidência porque saímos de uma pandemia e isso impactou a sociedade civil como um todo. Então, vamos trabalhar em conjunto com o Condege para construir caminhos para cuidar do defensor público”, finalizou Eduardo.

Participaram do evento representantes das Corregedorias do Acre, Amazonas, Bahia, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Sergipe, bem como da Associação das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep).

Com informações Defensoria Pública do Amapá. 
Fotos: Defensoria Pública do Amapá. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo