Num clima de competição, mas sempre de amizade entre os colegas, a equipe da ADPERGS foi derrotada por 5 X 1 pela OAB, na segunda rodada do campeonato, que se realizou no sábado, 14 de abril, nas quadras da Ajuris. Os outros jogos tiveram os seguintes resultados: AMPRS 2 X 1 DPU, Ajuris 3 X 2 Ajufergs e MPF 3 X 0 PGM. Nesta rodada, a equipe de folga foi a da ASDEP. Passadas duas rodadas, segue a classificação: OAB (1º lugar), ANPR (2º lugar), ASDEP (3º lugar), Ajufergs (4º lugar), AMPRS (5º lugar), Ajuris (6º lugar), DPU/AGU (7º lugar), APMPA (8º lugar) e ADPERGS (9º lugar).

A terceira rodada do campeonato ocorrerá em 26 de maio, nas quadras da Ajuris. Jogam OAB X APMPA, Ajufergs X DPU/AGU, ADPERGS X Ajuris e ASDEP X AMPRS. A equipe de folga será a da ANPR. Os jogadores que tiverem interesse em adquirir o uniforme, ele está disponível na ADPERGS.

28 de Março

A presidente da ADPERGS, Juliana Lavigne, esteve na tarde de segunda-feira, 26 de março, na Defensoria Pública de Sapiranga, junto com o deputado estadual da região João Fischer (PP). O parlamentar mostrou interesse em conhecer o trabalho, uma vez que presencia a grande demanda diária da população procurando os serviços da instituição. Atuam na Comarca as Defensoras Públicas Loraina Raquel Scottá e Roberta Dias Kappel, além de um analista, um técnico e quatro estagiários, sendo um cedido do município de Araricá e um de Nova Hartz. Na Comarca, são realizados por mês mais de 400 atendimentos e uma média de 600 peças.

27 de Março

Na tarde de quinta-feira, 22 de março, a Defensora Pública aposentada, Ana Paes, representou a ADPERGS em uma vistoria junto aos presos que se encontram na triagem, alguns há mais de três meses, realizada na Cadeia Pública, antes intitulado Presídio Central. A iniciativa teve por base as várias denúncias, que inclusive já chegaram a OEA (Organização dos Estados Americanos), de abandono dessas pessoas, uma vez que aquele local seria somente um lugar de passagem.

26 de Março

O ADPERGS na Estrada deste mês de março foi até a Região Metropolitana ouvir colegas de São Leopoldo, Canoas e Novo Hamburgo nos dias 21, 22 e 23, respectivamente. Os encontros aconteceram durante a hora do almoço, propiciando, assim, que a presidente, Juliana Lavigne, e a vice, Bárbara Sartori, confraternizassem com os Defensores Públicos que atuam nestes municípios, buscando as necessidades de cada Comarca e solicitando sugestões de ações a serem executadas. 

21 de Março

 

A Associação Nacional dos Defensores Públicos – ANADEP, entidade representativa de cerca de 6 mil defensoras e defensores públicos de 26 unidades da federação, vem, a respeito do anúncio feito pelo Ministério da Segurança Pública sobre medidas para reduzir superlotação nos presídios, como a realização de mutirão carcerário, reafirmar que a prestação de assistência jurídica integral e gratuita às pessoas em situações de vulnerabilidade compete constitucionalmente às Defensorias Públicas dos Estados e da União.

 
 
 
15 de Março

A ADPERGS anteriormente havia anunciado o sorteio de três inscrições para o III Encontro Nacional de Direito de Trânsito. Como apenas três colegas manisfestaram interesse, automaticamente foram selecionados.
Parabéns Rosangela Terezinha Goulart dos Santos, Jares Joaquim Nascimento Ilha e Rafael Magagnin.
Outras informações do evento podem ser obtidas pelo site endt.net.br.

13 de Março

O Defensor Público Rômulo de Meneses Marques esteve presente, como representante da ADPERGS, na reunião da Comissão da Infância e Juventude da ANADEP, realizada em São Paulo, na manhã de 09 de março. Foram discutidas, dentre outras pautas, a atuação legislativa da ANADEP em temas da Infância e Juventude, o Projeto de Lei do Estatuto da Adoção, e a proposta de Projeto de Lei que regulamenta procedimento para aplicação de medida protetiva de acolhimento e sua execução.

12 de Março

Baixe o atalho da revistAdpergs no seu smartphone e desktop e leia a edição especial para as eleições ao cargo de Defensor Público-Geral do Estado. Aproveite para se atualizar dos convênios e dicas de leituras. Sugestões para as próximas edições são sempre bem-vindas. Esperamos que gostem!

11 de Março