O XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos (CONADEP) disponibilizará espaço para exposição e venda de obras com o objetivo de divulgar a produção acadêmica das defensoras e dos defensores públicos de todo o País. O espaço tem como alvo publicações lançadas ou reeditadas a partir de novembro de 2015 e que o autor, ou um dos autores, seja Defensor Público associado. 

03 de Outubro

A vice-presidente da Associação, Bárbara Sartori, acompanhou o andamento da reunião ordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa gaúcha (AL/RS), em Porto Alegre, na manhã desta terça-feira, 3. Pela sexta vez consecutiva, não houve quórum na CCJ. Durante a tarde, o PL 148 (limita em um o número de dispensa de servidores para o exercício de mandato eletivo em confederação, federação, sindicato, entidade ou associação de classe) poderia ser votado na Ordem do Dia na Casa. No entanto, acordo entre as lideranças da AL adiou em mais uma semana a decisão.

03 de Outubro

A presidente da ADPERGS, Juliana Coelho de Lavigne, e a vice-presidente, Bárbara Sartori, receberam a visita do presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família – Seção Rio Grande do Sul (IBDFAM-RS), Conrado Paulino da Rosa, e da vice-presidente, Delma Silveira Ibias, que entregaram em mãos à Diretoria da Associação convite para o IV Congresso Gaúcho de Direito de Família. Promovido pelo IBDFAM-RS, o evento será realizado nos dias 10 e 11 de novembro, no Teatro CEAT, em Lajeado (RS). A ADPERGS e o IBDFAM-RS acertaram algumas facilidades para a participação dos associados no Congresso.

02 de Outubro

A Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS)  assina nesta quarta-feira, 11, o compromisso com o Movimento ElesPorElas (HeForShe), que convoca homens e meninos como parceiros igualitários na elaboração e implementação de uma visão comum da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. A solenidade ocorrerá às 11h, na sala do presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Edegar Pretto (PT). 

02 de Outubro

A Presidente da ADPERGS, Juliana Coelho de Lavigne, e a Vice-Presidente, Bárbara Sartori, representaram a Diretoria da entidade em eventos de prestígio no meio jurídico nesta quinta-feira, 28. Pela manhã, Bárbara esteve no VII Congresso Internacional Revisitando o Direito Público - a tensão entre receita e despesa públicas no modelo de Estado brasileiro, promovido pela Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (APERGS) e Escola Superior de Advocacia Pública (ESAPERGS), em Porto Alegre. Durante a tarde, Juliana participou do XII Congresso Estadual de Magistrados, organizado pela AJURIS, em Bento Gonçalves.

29 de Setembro

Nesta quarta-feira, 27, a presidente da Associação, Juliana Coelho de Lavigne, e representantes de associações de procuradores, oficiais da Brigada Militar e auditores-fiscais ligados à Receita Estadual estiveram reunidos com o presidente do Legislativo estadual, deputado Edegar Pretto (PT), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL/RS), em Porto Alegre. O grupo apresentou proposta para colaborar com ações que aprimorem a arrecadação de receitas e o combate à crise financeira do Estado.

28 de Setembro

No dia 1 de setembro de 2007, Cibele Tonin Stoppazzolli comemorava sua formatura em Direito. Exatamente dez anos depois, no dia 1 de setembro de 2017, já como Defensora Pública, ela recebe da Corregedoria-Geral da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul a menção elogiosa “pelo excelente trabalho desenvolvido junto à 1ª Defensoria Pública de Caxias do Sul”. Naquela data, em sua página do Facebook, Cibele escreveu: “Quem corre por gosto não cansa! Muito honrada com a menção elogiosa da instituição que amo!”.

28 de Setembro

Nesta terça-feira, 26 de setembro, a Defensora Pública de Faxinal do Soturno, Isabel Wexel visitou o ministro Luiz Fux, em Brasília, e apresentou o projeto “Defensoria Com Amor”, de própria autoria. O projeto tem como objetivo atender e acolher mães de presos e internos de unidades socioeducativas, orientá-las juridicamente e promover a garantia dos direitos humanos. Iniciado em março deste ano, em São Borja, na fronteira-oeste do Estado, o projeto está concorrendo ao Prêmio Innovare.

27 de Setembro