ArtigosInstitucionalNotícias

40 anos defendendo o povo gaúcho

Os tempos atuais nos colocam muitos desafios: aprendemos a viver durante uma pandemia, acelerando processos de virtualização e experimentando a necessidade de reinvenção permanente e revisão de nossas rotinas. Em momentos de crise os direitos dos cidadãos sofrem constantes violações, e precisamos estar atentos para assegurá-los, principalmente, à população vulnerável. Assegurar direitos e fazer a justiça incidir de forma concreta na vida das pessoas é a rotina da Defensoria Pública. Muito além das frias e abstratas normas jurídicas, para quem atua na linha de frente do sistema de justiça, o direito muitas vezes garante a vida, a saúde, a moradia e a liberdade, individual ou coletivamente.

Foi há 40 anos, antes ainda da Constituição Federal de 1988, que um grupo de mulheres e homens, que já faziam assistência jurídica integral e gratuita, fundaram a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul e construíram os alicerces do que se tornou a nossa Defensoria Pública Estadual. Desde então, todas as pessoas têm voz na justiça estadual gaúcha e efetividade concreta, reduzindo a desigualdade na balança da justiça!

Por isso, independente de obter ou não êxito nas demandas, mas sempre jogando luz no que está obscurecido, esquecido, o trabalho das Defensoras e Defensores Públicos é capaz de transformar realidades. E nunca essa transformação foi tão necessária.

Talvez, nesses 40 anos de luta, nunca tenhamos vivido um período tão difícil. Nunca a morte, o luto, a solidão e o medo estiveram tão presentes em nossa época. Mas, apesar das dificuldades, nossa adaptabilidade foi posta à prova e isso nos dá confiança para sermos a porta sempre aberta para acolher, ouvir e agir, prestando assistência jurídica integral e gratuita à comunidade.

O trabalho das Defensoras e Defensores Públicos não pode tornar o mundo, o espaço justo e ideal que todos desejam. Contudo tem a cada atendimento, a cada acolhimento, a cada ação, o poder de amenizar muitas injustiças e desigualdades. Mais do que nunca, estamos prontos para os desafios do futuro! Viva os 40 anos da ADPERGS!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo