ATENÇÃO - A diretoria da ADPERGS avisa que o churrasco de confraternização para os Defensores Públicos associados, que estava programado para este sábado (21) na sede campestre da Associação dos Juizes do Rio Grande do Sul (AJURIS), está CANCELADO devido à previsão de fortes chuvas no decorrer do dia. A realização (ou não) da partida decisiva, em que o time dos Defensores Públicos joga apenas por um empate contra o time da Associação dos Juizes Federais do Rio Grande do Sul (AJUFERS) para se classificar às finais da Liga da Integração entre as Carreiras Jurídicas em 2017, será definida apenas no local e no horário marcado (10h30min) para o jogo.

10 de Outubro

Bárbara Sartori, vice-presidente da Associação, participou da solenidade de inauguração da nova sede da Defensoria Pública no município de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, nesta terça-feira, 10 de outubro. O ato foi prestigiado por autoridades e lideranças jurídicas, políticas e comunitárias.

10 de Outubro

Os associados André Castanho Girotto, Juliana Jobim do Amaral, Isabel Wexel e Mônica Zimmer estão participando do projeto Defensoria Sem Fronteira desde o dia 2 de outubro, em Roraima. Nesta edição, o grupo formado por mais de 40 Defensores Públicos de vários estados do Brasil tem como desafio avaliar 2.200 processos de presos em uma semana. A partir desta segunda, 9, eles iniciam a etapa de visitação às unidades prisionais para conferir se a Lei de Execução Penal está sendo seguida e se os direitos fundamentais dos prisioneiros condenados e provisórios estão sendo mantidos.

09 de Outubro

O amanhecer de 7 de outubro já indicava que o dia seria perfeito para a Associação promover um piquenique para os filhos e filhas dos Defensores Públicos associados em comemoração ao Dia das Crianças. A programação especial foi realizada na sede campestre da AJURIS, a partir das 10h30min, e só terminou às 14h.

09 de Outubro

“Defensoria Pública e Prevenção: Atuação para uma adolescência não conflitante com a lei” será o tema abordado na capacitação de Defensoras e Defensores Públicos do mês de outubro. Promovido pelo Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NUDECA), o curso ocorrerá no dia 20 de outubro, das 9h às 17h, no auditório do Banco Central do Brasil (BACEN), na Rua Sete de Setembro, 586 – Bairro Centro Histórico – Porto Alegre.

06 de Outubro

O segundo encontro da Confraria dos Aposentados da Associação reuniu os colegas no dia 5 de outubro no Bistrô do Solar/Nova Acrópole (Praça da Matriz, 148 - Centro Histórico), em Porto Alegre. O grupo prestigiou um recital de música em homenagem ao Dia Mundial da Música. A presidente e a vice da Associação, Juliana Coelho de Lavigne e Bárbara Sartori, respectivamente, participaram da confraternização.

06 de Outubro

"Política Criminal por meio do Direito Penal: uma crítica criminológica" será o tema central da palestra de encerramento do XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos, que ocorrerá de 15 a 17 de novembro, no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC). O painel será ministrado pelo advogado criminalista, professor de Criminologia e Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Mauricio Dieter. Realizado a cada dois anos, o Congresso é o maior evento da Defensoria Pública brasileira.

04 de Outubro

Cerca de 90 Defensores Públicos participaram da capacitação “A Efetividade no Processo Civil – Conciliação e Tutela Antecipatória” promovida pelos Núcleos de Defesa Cível (Nudec) e de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletiva (Nudecontu) da Defensoria Pública no dia 29 de setembro, com apoio da ADPERGS, no auditório do Banco Central do Brasil, em Porto Alegre. O evento foi uma ação estratégica do Projeto de Modernização Institucional (PMI) que tem por objetivo à ampliação e à qualificação dos atendimentos prestados à população gaúcha. A vice-presidente da Associação, Bárbara Sartori, participou da mesa de abertura. 

03 de Outubro